Você está em Home

Blog

» mais posts

17/07/2020 - POR REDAÇÃO

4 dicas para escolher o azeite de oliva ideal para a sua receita

 

 

Azeite é um dos óleos mais saudáveis para o nosso organismo, sendo rico em antioxidantes. Por isso, é muito usado em diversas receitas. Mas, como escolher o azeite de oliva ideal para a sua receita?

O óleo ajuda a combater doenças, porém, nem todos os azeites do mercado apresentam a mesma qualidade e benefícios ao organismo. Isso porque diversos fatores influenciam no produto.

É por isso que vamos falar um pouco dos três tipos de azeites, comum, virgem e extra virgem, a fim de que você saiba qual escolher para fazer suas deliciosas receitas. Acompanhe!


COMUM

É o azeite mais claro. Ele passa por processos de refinamento, por outro lado, perde vários nutrientes importantes. Torna-se também mais ácido, indo de 1,5% a 3% de acidez.

Não se trata de azeite puro. Ele é uma mistura entre o óleo refinado e suas versões virgem ou extra virgem. Apresenta, assim, menor qualidade no mercado.


VIRGEM

Azeite virgem é menos ácido do que o comum, apresentando cerca de 0,8% e 1,5% de acidez. É o grau de acidez que justamente influencia no sabor, portanto, ainda não é uma versão de tanta qualidade.

Ele passa também por processos, mas todos físicos e mecânicos, com controle da temperatura. Não passa por refinamento. A sua qualidade não é ruim, mas seu aroma e sabor ficam abaixo do extra virgem.


EXTRA-VIRGEM

Finalmente, o azeite virgem, que é a versão mais saudável e de qualidade desse óleo. O processo que o gera é a prensagem a frio, capaz de manter seus nutrientes e vitaminas.

A sua acidez é menor do que 0,8%, sendo o produto com aroma e sabor mais concentrados. Não há refinos, apenas um processo de prensagem feito nas azeitonas.


DICAS PARA ESCOLHER O AZEITE PARA SUA RECEITA

Como vimos, a versão extra virgem é a mais indicada para as suas receitas. Além disso, existem alguns truques para conseguir no mercado as melhores opções.

Primeiro, procure embalagens mais escuras, pois conservam a qualidade do produto. Ainda nesse contexto, saiba que aqueles que ficam no fundo das prateleiras são ainda melhores, por ficarem distantes da luz.

Dê uma olhada nos rótulos para confirmar se o produto é puro, se não há mistura de ingredientes e sua validade. Fique de olho na acidez e nas misturas que muitas marcas fazem nesse tipo de produto para não comprar um de má qualidade.

Afinal, não queremos comprometer nossas receitas com azeites ruins, não é mesmo? Agora você já sabe como escolher o azeite ideal para a sua receita.

Não apenas para deixar o sabor mais fiel, como também alcançar um prato que tenha a versão mais saudável nesse ingrediente. O azeite é um alimento rico, principalmente se optamos por extra virgem e boas marcas.

Uma boa refeição é feita com ingredientes de qualidade, para que o sabor seja agradável e tenhamos o resultado desejado. Nada melhor do que o azeite certo!

Acesse Nossa

Loja Virtual

Acesse agora