Você está em Home

Blog

» mais posts

16/11/2019 - POR REDAÇÃO

Absinto: 5 curiosidades sobre essa bebida que você precisa conhecer

 

 

O absinto é uma das bebidas mais conhecidas do mundo, cheia de histórias e consumidores famosos.

Seu teor alcoólico é tão grande que muitos nem se arriscam, apesar da famosa bebida verde estar presente de diversos drinks e coquetéis.

Ela é composta por uma seleção de ervas que deixam o sabor bem característico e marcante. 

Vamos conhecer as 5 melhores curiosidades sobre o absinto e descobrir o motivo do mundo inteiro consumir essa bebida envolta de mistérios e lendas.

Pegue a sua dose e vamos aprender um pouco mais sobre a famosa “fada verde”. 


1. ELE É CHAMADO DE FADA VERDA

Quando a bebida foi criada, no século XVIII, recebeu o apelido de “Fada Verde” por sua cor vibrante e esverdeada. Na Suíça, seu país de origem, existia até a “hora verde”, que era o momento em que as pessoas se reuniam para tomar uma dose da bebida, às 17 horas. 


2. A ERVA ABSINTO ERA USADA COMO REMÉDIO

Uma das ervas das quais a bebida é produzida, Artemisia absinthium, era usada desde a Grécia Antiga como medicamento. Ela era indicada para diversas doenças e problemas, inicialmente como uma receita caseira e, depois, se tornando um medicamento amplamente conhecido. 


3. ELE POSSUI UMA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA, A TUJONA

Para quem não sabe, não é apenas de álcool que é feita a fada verde. A bebida possuí a substância tujona, que é encontrada nas folhas de absinto e provoca alterações na percepção sensorial das pessoas. 


4. A BEBIDA JÁ FOI PROIBIDA

Pelo seu alto teor alcoólico e pela concentração de tujona, muitas tentativas de proibir o absinto já foram feitas. As alegações eram que ele provocava bagunça e tornava as pessoas propensas a causarem desordem social. Em 1915, ele chegou a se tornar, de fato, ilegal na França. Outros países também proibiram, como a Holanda. Atualmente, ele é permitido, mas com restrições na concentração de tujona e de álcool. 


5. O ABSINTO POSSUI BEBEDORES ILUSTRES

Diversas personalidades conhecidas na história eram apreciadoras da bebida verde mais famosa do mundo. Entre elas, podemos citar Oscar Wilde, que inclusive, dizia ver tulipas em suas pernas, quando consumia, Rimbaud, Van Gogh e Edgar Allan Poe. 


O absinto chegou ao Brasil bem depois, em 1999, sendo legalizada nesse mesmo ano. Entretanto, teve que ter sua formulação alterada para se adequar ao teor máximo de álcool permitido por aqui, que é 54%.

Muitos drinks são feitos com a bebida, não sendo só consumida pura. Isso aumentou ainda mais a popularidade e permitiu que os profissionais criassem diversas receitas usando o líquido verde. Os coquetéis também podem diluir a porcentagem de álcool consumida, atendendo aos apreciadores da fada verde que não querem exagerar nesse quesito. 


Ficou interessado em experimentar o tão famoso absinto?

Visite o empório Museu da Gula mais perto de você, dispomos de um catálogo enorme e variado de bebidas para te ajudar a encontrar a melhor pedida para as mais variadas situações.

Desde um drink sozinho após um dia de trabalho, até uma festa de celebração com os amigos, temos a melhor opção e com melhor preço para te ajudar!

 

Acesse Nossa

Loja Virtual

Acesse agora