Você está em Home

Blog

» mais posts

04/11/2020 - POR REDAÇÃO

As melhores dicas de armazenamento para cachaças

 

 

Sem dúvida, quando investimos em uma boa bebida, nós queremos conservar as suas características originais pelo maior tempo possível. Por isso, no post de hoje falaremos sobre como armazenar cachaça da maneira correta.

Veja a seguir as melhores dicas de armazenamento para cachaças e como isso influencia na qualidade da bebida.


QUAL A MANEIRA CORRETA DE ARMAZENAR A CACHAÇA?

Em comparação com outras bebidas alcoólicas, a cachaça é bem fácil de ser armazenada, podendo ser guardada por até 20 anos. Então, para conservar uma cachaça que ainda não foi aberta, é preciso prestar atenção em três coisas: a temperatura, a umidade e a iluminação.

Em primeiro lugar, precisamos nos atentar a temperatura do ambiente. O ideal é que ela fique guardada em um lugar com clima ameno, que sofra poucos picos de temperatura. Em segundo lugar, é fundamental que o local de armazenamento tenha pouca umidade. Por isso, não é indicado que a cachaça seja armazenada em geladeira ou próxima de fontes de calor.

Por fim, também é essencial evitar expor a cachaça à luz direta, seja ela artificial ou natural. Assim, os melhores lugares para armazenar essa bebida são:
• Armários
• Despensas
• Barzinho
• Adegas


COMO CONSERVAR A CACHAÇA DEPOIS DE ABERTA?

Depois de aberta, além dos cuidados já mencionados, é preciso prestar atenção à vedação da garrafa. Por isso, a escolha da tampa é essencial para manter a integridade do produto.

Embora grande parte das cachaças tenham tampas com rosca e almofada no fundo, algumas marcas ainda usam as tampas de metal convencionais. Então, a melhor forma de armazenar a cachaça é investindo em tampas ou rolhas mais eficientes.

As mais indicadas são a rolha sintética e a rolha de silicone. Caso você não pretenda guardar a cachaça por muito tempo, você poderá usar rolhas de cortiça. Porém, com o tempo, ela tende a esfarelar e sujar a bebida.

Em contrapartida, se você pretende armazenar sua cachaça por um longo período, o ideal é que você invista em uma bomba de vácuo para vinho. Esse acessório serve para retirar o ar de dentro da garrafa. Assim, a oxidação será mínima.

Por fim, o recipiente ideal para armazenar a cachaça é o vidro, pois ele não altera o seu sabor. Além disso, não é preciso guardá-la em nenhuma posição específica.


A IMPORTÂNCIA DO ARMAZENAMENTO CORRETO DAS CACHAÇAS

Embora armazenar a cachaça não seja difícil, é fundamental que o processo seja feito de forma correta. Caso contrário, o seu sabor e composição da bebida serão alterados.

A primeira coisa que vai acontecer se a garrafa da cachaça não for bem vedada é a evaporação do álcool. Como o álcool é mais frágil à ação da oxidação do que a água, a tendência que a gradação da cachaça diminua. Além disso, essa troca constante de ar fará com que a bebida fique mais ácida e pouco agradável ao paladar, resultando em uma deficiência sensorial.

Agora que você já saber armazenar corretamente a sua cachaça, venha conhecer os nossos empórios em Ribeirão Preto e Campinas para adquirir sua cachaça favorita!