Você está em Home

Blog

» mais posts

30/11/2020 - POR REDAÇÃO

As melhores dicas para abrir o vinho sem o saca-rolhas

 

 

Uma garrafa de vinho é sempre uma ótima companhia para diversos momentos, mas em algumas situações, certos imprevistos podem dificultar na hora de desfrutar a bebida.

E se no momento exato em que bater a vontade de tomar um bom vinho você não tiver a mãos um saca-rolha?

E agora? Como é possível abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolha? Será que existem alternativas para solucionar esse problema? Pois fique tranquilo, pois existem sim outras maneiras de abrir garrafas de vinho sem a utilização de saca-rolhas.

Conheça a seguir algumas delas.


EMPURRAR A ROLHA

Na ausência de saca-rolhas, um dos métodos considerados mais básicos para se abrir uma garrafa é empurrar a rolha para dentro da garrafa, ao invés de retirá-la.

Para que a técnica seja bem sucedida, é necessário utilizar algum objeto pontiagudo capaz de furar a rolha. As facas são ótimas opções para isso!

O furo permite que entre ar na rolha, auxiliando na pressão e tornando mais fácil para ela ser empurrada.

Após furar a rolha, deve ser utilizado um objeto cilíndrico e de base achatada, podendo variar entre uma caneta ou um cabo de colher, por exemplo. É importante se certificar de que o objeto passe pelo gargalo da garrafa.

Após o encaixe e a pressão do objeto sob a rolha, basta empurrá-lo para baixo. A operação deve ser feita com extremo cuidado, no sentido de não derrubar a garrafa e nem espirrar vinho.

Também é importante mencionar que a técnica não provoca estragos na bebida ou nenhum outro prejuízo. O que pode ocorrer é que fragmentos da rolha caiam na bebida. Isso pode ser contornado de maneira simples ao passar o vinho para uma peneira ou decanter, movendo o líquido para um recipiente.


USANDO MATERIAIS E FERRAMENTAS

Na falta de saca-rolhas, pregos e martelos também podem virar boas opções para se abrir uma garrafa.

A técnica consiste em se pregar quatro pregos em fileira na rolha, sem esquecer de deixar uma pequena parte do prego para fora da rolha, mais ou menos um centímetro.

Ao utilizar a parte de trás do martelo para puxar os pregos, é possível retirar a rolha. Se houver dificuldade na utilização dessa técnica, é indicado ainda o uso de parafusos em substituição aos pregos.

Bastando apenas a utilização de uma unidade, o parafuso deve ser rosqueado no centro da rolha, com a ajuda de uma chave de fenda, e girado com força.

Com o parafuso totalmente fixado na rolha, ela deve ser puxada com um alicate ou com a parte de trás do martelo.


CABIDE

Uma técnica pouco convencional, mas que pode ser útil para abrir garrafas de vinho é utilizar cabides de roupa.

Contudo, o cabide utilizado deve ser de arame, já que com a ajuda de um alicate, o seu gancho vai ser retirado para que o procedimento seja efetuado.

O gancho deve ficar reto e ser encaixado entre a rolha e o gargalho, com o objetivo de empurrá-lo para perfurar a rolha. Na sequência, o arame deve ser girado no sentido de 90° para que a parte inferior da rolha seja agarrada.

De forma cuidadosa, devem ser feitos movimentos de vai e vem enquanto a rolha é puxada para cima até ser retirada.

Gostou das dicas? Aproveite para conferir mais publicações do nosso blog e escolha seus vinhos favoritos em nossos empórios - visite-nos em Campinas ou Ribeirão Preto!