Você está em Home

Blog

» mais posts

10/09/2020 - POR REDAÇÃO

As melhores dicas para armazenar corretamente seus vinhos

 

 

Apreciar um bom vinho é o que muitas pessoas desejam. Para isso, saber como guardar as garrafas é essencial. O vinho pode sofrer alterações se não for armazenado de forma adequada, por isso conheça as melhores dicas para armazenar corretamente seus vinhos.


MELHORES DICAS DE ARMAZENAMENTO DE VINHO

Quando o assunto é armazenamento de vinhos, há algumas questões que precisam ser levantadas, como o local escolhido, a posição da garrafa e tempo de armazenamento.

Uma das primeiras dicas que você precisa conhecer é acerca da luminosidade. Os vinhos não podem ser armazenados em locais que recebam luz, seja natural ou artificial. Sendo assim, escolha um ambiente escuro.

Além disso, mexer nas garrafas é uma prática que não deve ser feita. Se você possui garrafas de vinhos, tenha certeza de onde deseja que seja o local de armazenamento antes de guardá-las e depois deixe que elas permaneçam paradas. Manusear as garrafas pode prejudicar o vinho.

Outra dica muito importante e que é essencial de ser seguida, é verificar o tempo que o vinho que você possui pode ser armazenado. Não é todo vinho que pode ficar guardado por gerações, portanto, verifique quanto tempo os vinhos que você possui podem ficar armazenados.

Se você achou estranha a dica acima, pois sempre ouviu que os vinhos sempre melhoram com o tempo, saiba que essa fala nem sempre é verdadeira. Os vinhos que ficam melhores conforme o tempo passa são os de guarda, que são feitos com estrutura para isso. Ou seja, não são todos que podem envelhecer em sua adega.

Além disso, outra dica que precisa ser seguida é em relação à umidade, ventilação e temperatura no processo de armazenagem. O ideal é manter os vinhos em ambiente com temperatura constante entre 12 graus e 14 graus, por isso é importante ter o controle da temperatura do ambiente.

A umidade ideal é em torno de 70%, e o ambiente precisa ser livre de odores para que a qualidade do vinho não sofra interferência.

Ademais, outra dica que você precisa conhecer é sobre a posição da garrafa. Nem sempre os vinhos precisam ser armazenados na horizontal, como muitas pessoas afirmam. Isso é importante para os vinhos tintos que tenham rolha de cortiça. Para esses vinhos, quando se armazena na horizontal, impede que o ar entre através da rolha e cause a oxidação do vinho.

Já os vinhos que são fechados com tampa de rosca ou com rolha sintética, não necessitam serem deixados na horizontal. Nesse caso não há problemas se você desejar manter as garrafas na vertical.

Em todos os casos, outra dica valiosa é evitar trepidações no local de armazenamento. Os vinhos devem permanecer parados até que você escolha consumi-los.

Dessa forma, seguindo essas dicas você vai conseguir armazenar seus vinhos de forma correta e obter o melhor potencial de cada um, sem interferir negativamente no sabor, aroma e textura.

Essas dicas foram úteis? Navegue pelo nosso blog para mais informações sobre o riquíssimo mundo do vinho e demais bebidas!