Você está em Home

Blog

» mais posts

28/04/2021 - POR REDAÇÃO

Confira 3 receitas de molhos reduzidos com vinho, cachaça e cerveja.

 

 

Que as bebidas alcoólicas são ótimas acompanhantes de pratos gourmets, todo mundo já sabe, mas você sabia que vinhos, cachaças e cervejas são perfeitos para fazer molhos reduzidos para massas e carnes? Além de serem bebidas deliciosas, também são superversáteis.

Os molhos reduzidos consistem, como o nome já sugere, ferver a mistura até que o líquido evapore e deixe apenas os sabores e temperos bem concentrados. As bebidas alcoólicas são perfeitas para isso, pois, ao serem fervidas, todo o álcool evapora e resta apenas o delicioso sabor aromático.

Para deixar a sua refeição ainda mais especial, nós do Museu da Gula, separamos três receitas de molhos reduzidos utilizando vinho, cachaça e cerveja para você arrasar na cozinha.


MOLHO REDUZIDO DE VINHO

Ingredientes:

500 ml de vinho tinto;

1 colher de azeite de oliva;

2 xícaras de vinagre balsâmico ou vinagre de cereja;

Cebola, cheiro verde, alho, sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela de borda alta o azeite de oliva e espere aquecer, refogue a cebola e o alho. Acrescente o vinho e o vinagre balsâmico e misture bem. Logo depois, adicione o cheiro verde, o sal e a pimenta. Deixe ferver até que o molho tenha se reduzido pela metade. Esse processo demora entre 15 a 30 minutos.

Fácil, não? Esse molho é ideal para macarrões e peixes. Carnes bovinas também combinam, mas é aconselhável que você acrescente uma ou duas xícaras de molho de carne também, para suavizar um pouco o sabor, pois a carne de boi possui um sabor mais rústico e, por isso, precisa de um molho mais suave.


MOLHO REDUZIDO DE CACHAÇA

Ingredientes:

1 colher de manteiga;

1 colher de cebola picada;

½ xícara de cachaça;

1 xícara de água;

½ tablete de caldo de carne;

Sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Refogue em uma panela a cebola com a manteiga. Em seguida, adicione a cachaça. Dissolva o caldo de carne na água e acrescente à mistura. Mexa até que esteja uniforme, acrescente o sal e a pimenta. Por fim, deixe que o molho ferva até atingir uma textura bem espessa. Caso deseje encurtar o tempo de redução dos líquidos, acrescente uma colher de amido de milho dissolvido em água.

A cachaça dá um toque adocicado especial a sua carne, sendo perfeita que é especialmente recomendada para carnes bovinas e suínas.


MOLHO REDUZIDO DE CERVEJA

Ingredientes:

2 colheres de óleo;

4 dentes de alho;

1 ramo de alecrim;

1 cebola picada;

Tomilho a gosto;

1 colher de extrato de tomate ou ketchup;

1 lata de cerveja;

Modo de preparo:

Aqueça o óleo com o alecrim em uma panela e espere 2 minutos para que ele absorva o sabor dessa erva. Acrescente o alho, a cebola e o tomilho e espere eles fritarem por 3 minutos. Coloque a cerveja e o extrato de tomar ou o ketchup e deixe cozinhar até que o líquido se reduza. Como a cerveja é bem menos concentrada que as outras bebidas, o processo vai levar em torno de 30 minutos.

Viu como é fácil fazer uma receita gourmet utilizando ingredientes simples e de maneira super fácil? Para deixar seu prato ainda mais delicioso, visite nossos empórios em Ribeirão Preto e Campinas para conferir muito mais!