Você está em Home

Blog

» mais posts

01/11/2019 - POR REDAÇÃO

Molho de pimenta: saiba como ele pode dar um toque especial nos seus pratos

 

 

Dedo-de-moça, de cheiro, biquinho, do reino, malagueta, americana, jalapeño, chilli, Jamaica, tabasco - são muitas as variedades de pimenta existentes.

Para ser mais específico, há cerca de 25 espécies conhecidas. A maioria é essencial em pratos típicos, como os mexicanos. E elas também servem para fazer o molho de pimenta.

Muito apreciado em nossa culinária, ela acompanha diversas receitas bem conhecidas. Desde aquela feijoada ou churrasco do fim de semana, até pratos que têm peixe como protagonista.

E como esquecer daquele petisco para acompanhar a cervejinha? Vai dizer que ele não fica bem melhor apimentado?

É interessante notar que, assim como as pimentas são diferentes, os molhos também possuem variações. Quer conhecer mais a respeito deste condimento feito com uma prima da batata e do tabaco?

Então continue o artigo para saber mais sobre o molho de pimenta e descobrir como ele pode dar um toque especial nos seus pratos!


MOLHO DE PIMENTA: CONHEÇA OS TIPOS BÁSICOS

Para tornar as coisas mais simples, podemos considerar que existem dois tipos básicos de molhos deste gênero. A primeira categoria é preparada com pimentas inteiras, que são conservadas em azeite, vinagre ou salmoura. Esse é o tipo de produto mais picante.

Combinações certeiras incluem pastéis, empanados e carnes. Mas atenção: não vá subestimar a ardência desse condimento! O outro tipo de molho é mais suave e deve ser preparado com os frutos moídos ou macerados. Normalmente eles são misturados com especiarias ou vinagre.

Por apresentarem uma picância menos acentuada, esses molhos são ideais para sopas, guisados, ovos e até mesmo coquetéis e sobremesas. Existe inclusive o molho doce, feito com habanero e pimenta vermelha, ele acompanha salgados, tempero de frango e até saladas.


COMO USAR ESTE MOLHO PRA DAR UM TOQUE ESPECIAL NOS SEUS PRATOS?

Gosta de feijoada? Então que tal acompanhá-la com um molho bem apimentado? A opção para este prato é o uso do caldo do feijão como base e pimentas do tipo malagueta. Uma alternativa mais leve é o Chimichurri, que pode ser consumido com torradas.

Outro molho de pimenta especial é o agridoce, que traz dedo-de-moça, açúcar e páprica doce.

Esta opção pode ser aplicada em sobremesas, como dadinhos de tapioca e salgadinhos fritos.

Agora, se você quer apimentar sanduíches, carnes e saladas o seu molho é o Chipotle.

Normalmente ele possui molho de tomate como base e pode trazer adicionais como a noz moscada. Esse detalhe ajuda a encorpar o seu sabor.

Existem ainda as versões extra-picantes do condimento, como o molho baiano, típico dos acarajés. O que não falta são opções para melhorar os seus pratos!


NÃO É SÓ GOSTOSO, MAS TAMBÉM APRESENTA BENEFÍCIOS PARA A SUA SAÚDE!

Gostou deste artigo sobre molhos de pimenta?

Vimos diversos exemplos de como ele pode dar um toque especial nos seus pratos. Antes de encerrar é importante ressaltar que além de saborosa aquela pimentinha ardida também faz bem à saúde.

Isso acontece porque elas são uma fonte rica em vitamina A, B e C. Além de tudo possuem ferro, magnésio e alguns aminoácidos.


Então aproveite e confira nossa ampla seção de molhos de pimenta especiais no Museu da Gula mais próximo de você, certamente irá encontrar um que irá mexer com você!
 

Acesse Nossa

Loja Virtual

Acesse agora