Você está em Home

Blog

» mais posts

19/11/2019 - POR REDAÇÃO

Quais os tipos de uvas mais utilizados para a produção de vinho?

 

 

Quem realmente gosta do vinho, sabe que o delicioso sabor da bebida é apenas uma parte da experiência.

Por isso, consumir um bom vinho envolve muito mais do que isso, inclusive, querer saber tudo sobre ele. A forma como são preparados, a região em que são cultivados e o tipo de cepa usado em cada processo, são algumas informações muito interessantes que permitem que cada vinho conte a sua história. Mas um dos aspectos mais importantes são as uvas.

Portanto, conheça os tipos de uvas mais utilizados na produção de vinhos.


CABERNET SAUVIGNON

A queridinha dos vinhos tintos. Apesar de sua origem ser na região de Bordeaux, na França, é uma das mais cultivadas em todo o mundo, com presença em países como a Argentina, os Estados Unidos e até mesmo o Brasil.

É uma uva que tem facilidade de se adaptar a diversos terrenos e que produz vinhos bem encorpados, com aromas de ervas e que envelhecem muito bem na garrafa. Não é à toa que é um grande clássico.


MERLOT

Outro grande clássico, o Merlot também é uma uva da região de Bordeaux que se popularizou por todo o mundo. Ao contrário da Cabernet, é melhor para produzir vinhos mais jovens, de 2 a 4 anos, e resulta em bebidas mais macias, com um aroma e sabor mais frutado.


CARMÉNERE

A Carménere tem uma história interessante. Sua origem é também é de Bordeaux, mas atualmente, ela não é encontrada facilmente na França. Hoje em dia, é mais comum de ser encontrada no Chile, já que os vinhos deste país usam esta uva para produzir os melhores rótulos Carménere do mundo.

Já o vinho é bastante encorpado, com sabor frutado e discretamente apimentado.


MALBEC

A Malbec é outra uva viajante. Assim como a anterior, é de origem francesa, mas migrou para outro país. No caso, a Argentina. Por isso, os rótulos de Malbec argentinos são os melhores do mundo, contendo vinhos bem macios, com leve sabor de especiarias e flores, além de ser bastante aromático. É uma bebida com uma experiência bem interessante.


PINOT NOIR

O Pinot Noir, também francês, é da região da Borgonha, e também é uma das castas mais famosas de todo o mundo. Ao contrário dos anteriores, são pouquíssimos países que se arriscam a produzir vinhos usando esta uva, portanto, ainda tem o espírito de um vinho realmente francês.

Os rótulos desta uva trazem vinhos um pouco mais suaves e discretos, porém únicos e extremamente sofisticados. Uma característica bem francesa.


CHARDONNAY

Quem não conhece o Chardonnay? Essa uva francesa é responsável pelo vinho branco e espumante mais famoso de todo o mundo. Quem conhece, sabe que é um vinho extremamente elegante e, ao mesmo tempo, macio e encorpado.

É uma uva que conseguiu se adaptar para o resto do mundo, mas ninguém consegue replicar o charme francês.


SAUVIGNON BLANC

Outra uva clássica na produção dos vinhos brancos. Apesar de original da França, a Nova Zelândia tem se mostrado um forte produtor deste rótulo.

O resultado, é um vinho bem suave, com sabor herbáceo e boa acidez.


TEMPRANILLO

Fechando a lista com a única uva não francesa. A Tempranillo é originada na Espanha, mas é muito usada para produzir os vinhos portugueses e também os argentinos.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre as uvas mais utilizadas na produção de vinhos?

Agora, se quiser experimentar estas delícias, confira todas as opções que temos em nossos empórios! E fique de olho no nosso blog para conhecer tudo sobre o mundo dos vinhos.

 

Acesse Nossa

Loja Virtual

Acesse agora