Você está em Home

Blog

» mais posts

21/09/2020 - POR REDAÇÃO

Vinho e chocolate: saiba por que você deve apostar nessa combinação!

 

 

A combinação de vinho e chocolate agrada diversos paladares, pois é uma combinação clássica que pode ser muito apreciada, se escolhida de forma certa.

Leia este texto até o final e descubra por que você deve apostar nessa combinação e conheça as melhores opções para unir essas duas delícias gastronômicas.


VINHO E CHOCOLATE

Se você está se perguntando o porquê essa dupla combina tanto, o motivo é que dependendo do vinho e da escolha do chocolate, eles podem se harmonizar muito bem entre si e um complementar o paladar do outro.

Para quem é admirador de vinhos, a ideia de encontrar harmonizações perfeitas é muito tentadora. E o chocolate é um alimento que pode surtir uma boa harmonização, mesmo puro ou em refeições como fondue.

Porém, para isso, é essencial que você saiba escolher os dois. Primeiramente, há uma regra que pode ser aplicada muitas vezes, que é a de escolher vinhos doces de sobremesa para harmonizar com chocolates.

Além disso, a intenção é de buscar chocolates com maior teor de cacau e menor teor de açúcar. Mas nem sempre essa regra funciona, de forma que é possível encontrar vinhos tintos secos para serem consumidos com chocolates.

A dificuldade de harmonizar esses dois alimentos muitas vezes ocorre pois os dois possuem sabores marcantes, que invadem nossas papilas gustativas, o que cria uma dificuldade na harmonização dos sabores.

No entanto, quando você encontra a combinação certa dos dois, o resultado é surpreendente e é mais um motivo pelo qual você deve apostar nessa combinação.

Algumas sugestões de harmonização estão nos vinhos de sobremesa, como mencionado acima, com chocolates 40% ou 60%. Além disso, se desejar escolher um vinho seco, aposte em um tinto que seja mais tânico, como um Cabernet Sauvignon ou Tannat. E, nesses casos, também escolha chocolates que tenham entre 40% e 60% de teor de cacau, o que vai resultar em uma ótima aposta de harmonização.

Outra aposta interessante que você pode fazer para combinar vinho com chocolate é escolher chocolates com algumas especiarias, como canela e cravo, o que vai dar um diferencial no sabor em sua boca. Esses chocolates combinam muito bem com vinhos tintos que passaram por barricas de carvalho.

Se você é daquelas pessoas que gosta de chocolate branco, saiba que também pode cair muito bem com um vinho. Nesse caso, a escolha mais indicada é de um vinho tinto seco, como Pinot Noir, que alcança uma ótima aposta de combinação. Isso acontece porque o chocolate branco possui alto teor de gordura e proporciona maior acentuação no sabor do vinho.

Dessa forma, a combinação de vinho com chocolate é uma aposta e há várias harmonizações possíveis de serem encontradas. Isso torna mais fácil de você encontrar a melhor combinação para seu paladar e descobrir sabores novos e surpreendentes.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a combinação de vinhos e chocolates, visite nossos empórios em Ribeirão Preto ou Campinas e escolha o vinho perfeito para a sua experiência - as melhores vinícolas, uvas e rótulos do mundo estão aqui!