5 dicas de comidas que ficam melhores ainda com uma bebida na receita

 

 

Embora muitas vezes imperceptível, algumas receitas na culinária levam bebidas alcoólicas. Aqui, elas têm o papel principalmente de realçar o sabor dos alimentos para que quem come, tenha uma experiência inesquecível. 

As bebidas mais utilizadas na mistura com esses alimentos são: vinho, conhaque, cachaça, cerveja, rum, whisky, entre outros, podendo entrar tanto nos pratos doces ou salgados. 


CERVEJA

Tendo como registros de fabricação há mais de seis mil anos, a cerveja, pode ser encontrada dos mais diversos tipos: Pilsen, Lager, Bock, Ale, entre outras variações, sendo mais suaves ou amargas. 

Um dos pratos mais simples para se fazer usando a bebida é o bolinho de carne. Onde, na receita, é acrescentado um copo da bebida para deixa-la com o sabor mais marcante.

Entretanto, pratos mais sofisticados como o Filé de Bacalhau à Romana também ganham o toque especial na hora de empanar as tiras do peixe e deixar tudo mais crocante.


VINHO

Nascido há mais de sete mil anos e por acaso, o vinho faz parte das mais renomadas receitas até das mais acessíveis.

Você sabia que a bebida pode trazer um gosto fantástico quando usado na fabricação de um bolo bem simples, por exemplo? Basta acrescentar ele na massa e preparar uma calda. Por aí existem várias receitinhas deliciosas.

Além disso, é muito usado na produção de trufas, brownies, sagu e nos pratos salgados, principalmente do tipo branco e seco. Este combina com frango, salmão, cogumelos, camarão, pratos com massa no geral e até picanha. 

E que tal preparar um risoto de frango fazendo essa mistura? Uma taça já deixa o prato irresistível para surpreender sua família e amigos.

Chefes dizem que se a comida está um pouco sem graça, basta acrescentar vinho que tudo muda.


CONHAQUE

Decorrente da destilação de vinho, o conhaque é muito utilizado principalmente para flambar carnes. Uma das receitas mais conhecidas é a de estrogonofe. Essa técnica faz com o que álcool em si evapore e dê mais sabor e aroma ao prato. 

Já quando se trata de sobremesas é possível até fazer pudins, trufas, brigadeiro e biscoitinhos doces para dar aquele toque especial.


RUM

Obtida a partir da fermentação alcoólica do melaço, essa bebida vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia, ainda mais se para fazer pratos doces.

A famosa sobremesa austríaca, Apfelstrudel ou folhado de maçã, leva o ingrediente em seu preparo, realçando ainda mais o paladar. 

O nome da bebida também é muito conhecido devido ao sorvete de passas ao rum, o qual também é possível preparar em casa. 


WHISKY

Você sabia que este destilado de grãos, muitas vezes incluindo malte, combina muito bem com salmão? Existem inúmeros pratos, principalmente quando precisa-se fazer a marinada ou o processo de flambar. Além disso, os doces ganham muito espaço junto dele: salame de chocolate, sorvete, pavê de café, entre outros. 

Há inúmeras misturas para o preparo de receitas com bebidas alcoólicas. Não é necessário o uso de produtos necessariamente caros, mas precisam ser de qualidade. 


A qualidade e comprometimento que você precisa são encontrados no Empório Museu da Gula. Visite nossa loja, escolha suas bebidas preferidas e prepare pratos incríveis com elas!